O sucesso ou declínio de uma empresa depende de diversos fatores distintos, mas o principal deles é o controle financeiro empresarial.
Com a acirrada concorrência, qualquer deslize financeiro pode afetar diretamente os seus negócios. Isso porque a falta de planejamento e dinheiro em caixa, está diretamente ligada a um bom funcionamento da empresa, contratação de uma boa equipe, desenvolvimento de serviços ou produtos com mais qualidade, melhores processos, etc.
Entenda o que é controle financeiro empresarial e sua importância Entende-se como controle financeiro uma série de tarefas desenvolvidas para garantir resultados positivos. Esse procedimento contínuo é realizado por meio da análise de dados financeiros, obtidos a partir da entrada e saída do fluxo de caixa.
É por meio do planejamento e controle financeiro empresarial, que é possível prever gastos futuros, encontrar oportunidades e se prevenir para possíveis temporadas de crise. Sendo assim, podemos dizer que o controle financeiro empresarial é extremamente importante para tomadas de decisões assertivas no dia a dia.
Dicas para realizar um bom controle financeiro empresarial 1- Acompanhar o fluxo de caixa
Esse pode ser o ponto de partida para um bom controle financeiro. Registre diariamente o que entra e sai do caixa da sua empresa. Assim, fica mais fácil definir questões como: melhor dia para pagar os fornecedores e funcionários, contas, aluguel, etc. Além de identificar e se organizar para os períodos de alta e baixa.
2- Não misturar contas da empresa e contas pessoais
Um dos erros mais comuns dos empreendedores é misturar as contas pessoais e empresariais. Tenha uma conta para cada função e não retire ou coloque dinheiro de uma em outra, isso pode ser um ciclo sem fim.
3- Negociar prazos
Vender bem é tão importante como saber comprar. Por isso, na hora de escolher os seus parceiros e fornecedores, opte por aqueles que possuem o melhor custo-benefício. Além disso, é importante firmar parcerias flexíveis, que permitam que o pagamento seja realizado em datas que a empresa tenha entrada em caixa.
4- Avaliar a precificação de produtos ou serviços
Antes de definir o preço do seu produto ou serviço é necessário realizar muita pesquisa. Compare os preços dos concorrentes, opções viáveis de pagamento, formas de negociação, etc.
Para chegar a um preço final para o consumidor, devem-se avaliar os custos para produzi-lo e a margem de lucro que se espera receber. Só assim será possível chegar a um valor justo e compatível com o mercado e que, claro, renderá lucros a empresa.
5- Usar a tecnologia
Contratar ferramentas e plataformas tecnológicas não é um dinheiro mal gasto e sim um investimento bem feito, que irá facilitar e agilizar muitos processos. Além disso, os softwares de gestão são capazes de integrar diversas informações, garantindo uma visão geral minuciosa de diversos departamentos.
Vale considerar também que, geralmente, cada gestor trabalha e armazena dados de uma maneira e ao contratar um sistema de gestão os processos serão padronizados.
Suporte Financeiro
As margens do setor são diretamente influenciadas pelas pressões inflacionárias e da taxa de juros, bem como pela demanda por crédito.
O ambiente macroeconômico, portanto, tem papel fundamental na determinação da oferta e das condições do crédito bancário.
Contudo o Brasil apresenta baixa eficiência da intermediação financeira, a elevada concentração bancária no país leva alguns bancos a possuir parcelas significativas dos mercados de captação e de crédito, concedendo-lhes grande poder de fixação de preços para prestação de serviços financeiros, uma tendência mundial.
As soluções da Profitage têm gerado resultados efetivos para o setor, entre eles destacamos:
- Análise da gestão de riscos;
- Redução e efetivação de gestão eficiente dos valores tributários;
- Redução das perdas operacionais;
- Ganho de produtividade com eliminação de perdas e desperdícios;
- Ajustes de métricas dos resultados essenciais;
- Potencialização do negócio através de oportunidades não aparentes
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